top of page

Curadoria dos melhores livros para turbinar sua mente

Atualizado: 24 de nov. de 2021


Aqui você encontra minha seleção especial de livros (apresentados também no meu perfil do Instagram @simplesmente.seja), que considero os melhores para abrir, expandir e turbinar a mente.


Seja por proporcionarem insights poderosos, técnicas eficazes, estratégias extraordinárias, cada um deles apresenta algo incrível, que você descobrirá nas descrições abaixo.


Alguns, como “A Arte da Felicidade”, são bem difíceis de encontrar, assim, para facilitar o seu acesso a eles e para que possa conhecê-los em detalhes, clicando nos títulos você terá acesso direto ao site com as informações específicas de cada livro e onde encontrá-lo.


Como amo ler e compartilhar aprendizados, a cada semana você encontrará aqui uma nova indicação. Boas leituras!



Cérebro e Meditação - Diálogos entre o Budismo e a Neurociência (Matthieu Ricard e Wolf Singer) - Livro muito interessante do Matthieu Ricard @matthieu_ricard com Wolf Singer. Matthieu é phd em genética molecular e monge budista há mais de quarenta anos, considerado o homem mais feliz do mundo por cientistas que analisaram sua estrutura cerebral. Neste livro, ele se junta a Wolf Singer, um dos mais importantes neurocientistas da atualidade, para desbravar o funcionamento da mente.

Em saborosos e interessantes diálogos – que ocorreram ao longo de oito anos – os dois confrontam suas visões para debater questões como: A meditação muda os circuitos cerebrais? Como as emoções se formam? Qual a natureza da consciência? Existe livre-arbítrio?

Instigante e inspirador, mostra um diálogo interessante e necessário da ciência com as tradições milenares. Recomendo!


Uma Terra Prometida (Barack Obama) - Eu já o admirava, mas conhecer os bastidores da sua vida e jornada na presidência só fez crescer minha admiração. Precisamos urgentemente de mais líderes como ele. Precisamos urgentemente levantar a nossa barra, sermos mais exigentes em relação aos nossos líderes. Precisamos de uma liderança compassiva, altruísta, com foco no que nos aproxima e não no que nos afasta. Alguém com menos ego e mais ação. Não podemos tolerar nada menos do que isso. "Barack Obama narra, nas próprias palavras, a história de sua odisseia improvável, desde quando era um jovem em busca de sua identidade até se tornar o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais alto do país. Com detalhes surpreendentes, ele descreve sua formação política e os momentos marcantes do primeiro mandato de sua presidência histórica em uma época de turbulências e transformações drásticas." Livro para motivar, inspirar, devorar e ter uma outra referência do que se trata a verdadeira liderança.


Histórias lindas de morrer (dra. Ana Claudia Quintana Arantes) - Conheci a dra. Ana Claudia Quintana Arantes em um curso de Mindfulness da Compaixão. Naquela ocasião me espantei com o burburinho dos colegas à respeito da sua presença. Eu não sabia quem era. Aos poucos descobri que Ana Claudia era médica de cuidados paliativos e autora do livro ("A morte é um dia que vale a ser vivido"). Fiquei curiosa, li essa preciosidade e logo me apaixonei pela escrita autêntica, apaixonada, sensível ao extremo. Depois soube que ela escreveu esse novo livro "Histórias Lindas de morrer" e fiquei já ansiosa pela leitura. Não foi tão bom quanto o primeiro, foi ainda melhor! Cada história, cada lição de vida que ela compartilha com o leitor, são tesouros, preciosidades para serem guardadas e apreciadas com reverência. Li tudo em dois dias. Não fosse minha falta de tempo, tinha lindo em uma sentada só. MAGNÍFICO! Se prepare para rir, para chorar, para amar, para sentir, para refletir, para amar.


Quem mexeu no meu queijo? (Spencer Johnson) - Confesso que demorei anos para ler esse livro por um certo preconceito (li apenas recentemente, apesar de ser um livro de 1998 e um best-seller já bem conhecido). Mas o fato é que trata-se de uma metáfora muito interessante sobre como reagimos às mudanças e qual seria a melhor forma de encará-las. Nesses tempos voláteis que vivemos saber como lidar e, mais do que isso, estar bem preparado para elas é essencial. Me provocou uma boa reflexão, não apenas em relação a nossa vida profissional, mas também pessoal, e por isso eu o recomendo. Leve, curto e de fácil leitura para um final de semana preguiçoso ou as férias, como foi o meu caso. ;) Mais informações no link clicando no título do livro ou na imagem ao lado.




"A vida não é útil" (Ailton Krenak) - Escutar outras vozes, ampliar nossa visão de mundo. Diversidade é que nos torna ricos, nos traz mais conhecimento, nos faz mais fortes, resilientes e sábios. Mesmo com o nosso passado, quantas vozes indígenas você já escutou? Ailton Krenak é um pensador e líder indígena de grande respeito nacional e internacional que vale demais conhecer. Nesse seu novo livro aborda algumas importantes reflexões provocadas pela pandemia. E por que esse título? Em suas palavras: “A vida não é útil. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é besteira. A vida é fruição, é uma dança, uma dança cósmica.” Para expandir a cabeça, conhecer outras visões e uma maneira diferente de se relacionar com o mundo.



Ciência da Compaixão - Excelente livro com uma seleção de trabalhos acadêmicos incríveis sobre os efeitos e benefícios das práticas de Mindfulness de compaixão. Afinal, a compaixão também se aprende. E entender os efeitos dela na nossa saúde e nos nossos relacionamentos é a chave para aplicar as técnicas com mais eficiência e sermos mais felizes. Livro da sempre incrível Editora Palas Athena, organizado pelos professor Dr. Marcelo Demarzo em parceria com Ausías Cebolla i Martí e Javier Garcia Campayo, que beneficiará enormemente os profissionais da saúde, de educação, instrutores de meditação e interessados em um mundo melhor em geral. :) Por mais ciência e compaixão nesse mundão!




"Mindset: a nova psicologia do sucesso" (Carol Dweck) - Pensa em um livro capaz de te dar uma nova perspectiva à respeito de como ser bem-sucedido, seja profissionalmente, nos relacionamentos ou no âmbito familiar e na educação dos filhos. Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford e especialista em sucesso e motivação, pesquisou durante décadas como nossa atitude mental influencia diretamente nosso sucesso. Em essência, Carol distingue pessoas de "mindset fixo" - aquelas que acreditam suas habilidades não mudam ao longo da vida - e aquelas de "mindset de crescimento" - que acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Ter (ou desenvolver) seu mindset de crescimento é um fator decisivo para possamos atingir todo o seu potencial. Nesse livro ela explica em detalhes como fazer isso acontecer.


"Uma força para o bem: A visão do Dalai Lama para o nosso mundo" (Daniel Goleman) - Esse me lembrou muito o livro mais marcante da minha vida: "A arte da felicidade" do Howard C. Cutler com o Dalai Lama - que inclusive também consta nesta lista. Nesse livro, "Uma força para o bem", Daniel Goleman, também em uma série de conversas com Sua Santidade, compartilha a visão do Dalai Lama sobre como criamos na prática um mundo melhor para todos. Unindo ciência e compaixão, essa sugestão de leitura é imperdível para quem deseja se inspirar para se manter forte no bom combate, além de ser uma delícia de ler. Se você está em busca de inspiração nesse nosso mundo tão conturbado, essa tem que ser a sua próxima leitura.



A bailarina de Auschwitz (Edith Enger) - Esse livro segue a mesma linha do fabuloso best-seller "Em busca de sentido" de Viktor Frankl, também indicado nessa lista. "A bailarina de Auschwitz" trata de uma história extraordinária de resiliência, superação e elegância no melhor sentido do termo. Uma mulher incrível, que vale a pena conhecer a história, seu exemplo e absorver suas palavras e profunda sabedoria. Nas palavras de Desmond Tutu "A vida da Dra. Edith Eger revela nossa capacidade de transcender até o maior dos horrores. Ela encontrou o perdão e a verdadeira liberdade – e mostra como nós também podemos encontrar." Uma obra de arte imperdível.




A grande magia - Vida criativa sem medo (Elizabeth Gilbert) - Todo mundo nasce criativo. O problema é o que aparece no nosso caminho: medo, perfeccionismo, necessidade de acertar todas as vezes,... Sempre me interessei por esse tema, mas nos últimos meses tenho mergulhado à fundo nele. Nessa busca me deparei com esse livro da Elizabeth Gilbert (aquela mesma do "Comer, Rezar e Amar", que sou super fã pela pessoa maravilhosa que é e quem tive a honra inimaginável de dublar no Insight Timer). Nesse livro de não-ficção ela faz uma profunda reflexão e dá algumas dicas práticas sobre o processo criativo. Vale a leitura para todos que tem interesse em entender mais essa que já é considerada a habilidade mais importante do mercado de trabalho futuro, mas também para quem só está a fim de expandir a mente mesmo.



Manual prático de Mindfulness (Marcelo Demarzo e Javier Garcia Campayo) - Para quem está iniciando suas práticas meditativas uma excelente dica, também da maravilhosa Editora Palas Athena, é o "Manual Prático de Mindfulness" do Marcelo Demarzo (com quem tive a honra de ser aluna) e do Javier García Campayo. Dentro das diversas modalidades de meditação, o Mindfulness não tem qualquer orientação religiosa e é totalmente embasado pela ciência. Este manual ajudará você a desenvolver a sua prática, navegando por assuntos fundamentais como: o que é o Mindfulness, quais são seus benefícios, como praticar, como enfrentar os problemas mais comuns nas práticas meditativas, como realizar o manejo das emoções, entre outros temas cruciais. Se você quer começar a praticar, este é o seu livro. Super recomendo!


Em busca de Sentido: Um psicólogo no campo de concentração (Viktor E. Frankl) - Nesta comovente biografia, Viktor E. Frankl conta a sua experiência em campos de extermínio durante a segunda guerra mundial. Trata-se de um testemunho impressionante capaz de nos trazer uma luz para situações difíceis, aparentemente sem sentido e, portanto, nos ajudar a refletir e a processar o que estamos vivendo de uma maneira positiva. Para deixar você com ainda mais vontade, deixo aqui um trecho: “Mesmo uma vítima desamparada, que não pode mudar, pode erguer-se acima de si mesma, crescer para além de si mesma e, assim, mudar-se a si mesma. Pode transformar a tragédia pessoal em triunfo.” Essencial aprendizado sobre como



A Coragem de Ser Imperfeito (Brené Brown) – Na lista dos mais vendidos há tempos, neste best seller a pesquisadora de vulnerabilidade pioneira Brené Brown mostra que aceitar a nossa vulnerabilidade é a mais pura definição de coragem. Baseada em sua longa experiência científica e pessoal, Brené prova que as pessoas que se expõem são mais autênticas, criativas e realizadas. Mais do que isso, ela mostra como fazer isso com estratégias eficazes para se ter uma vida verdadeiramente plena. Certamente com ele você mudará totalmente a sua perspectiva sobre autenticidade, falhas e o mito da perfeição. Imperdível!




Viver a Catástrofe Total (Jon Kabat-Zinn) - O tema do livro "Viver a Catástrofe Total" tem tudo a ver com o que estamos passando no momento. Apesar do título impactante, este livro apresenta abordagens mente-corpo testadas pela medicina e oriundas da meditação e do yoga para combater o estresse, dar mais equilíbrio ao corpo e à mente e estimular o bem-estar e a cura. De acordo com o autor Jon Kabat-Zinn, considerado um dos “pais” do Mindfulness: "Para mim, enfrentar a catástrofe total significa encontrar e aprender a conviver com o que há de mais profundo e melhor e, em última análise, mais humano dentro de nós mesmos. (....) Catástrofe, aqui, não significa desastre, mas a pungente enormidade da nossa experiência de vida." (Jon Kabat-Zinn). Além do seu conteúdo sensacional, o livro é da Editora Palas Athena, associação que é referência no desenvolvimento de atividades nas áreas da Cultura de Paz, Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social. Quem compra os livros deles contribui diretamente para manter os trabalhos imprescindíveis que eles desenvolvem há 48 anos.

Como manter a mente sã (Philippa Perry) - Neste livro de Philippa Perry, psicoterapeuta, ela não traz respostas prontas, mas incentiva o leitor de forma muito prática a navegar com confiança e buscar as suas próprias respostas para navegar melhor nesse mundo por vezes tão estressante. A autora aponta como a mente funciona e indica vários exercícios práticos para aprender a se auto-observar, fortalecer a resiliência, reduzir o estresse, ter bons relacionamentos, mudar a perspectiva e aumentar a criatividade. Super recomendo este, bem como outros livros desta série da The School of Life, que tratam de temas tão essenciais para a nossa vida de forma muito precisa e prática.


Minha História (Michelle Obama) - "Só se chega a algum lugar construindo uma realidade melhor, mesmo que de início, na nossa própria cabeça. Ou, como Barack disse aquela noite, podemos viver no mundo como ele é, mas ainda podemos trabalhar para criar o mundo que deveria ser." Esta frase do livro "Minha História" de Michelle Obama resume bem o que sempre acreditei. Se você está em busca de um livro inspirador, a biografia de Michelle vale cada palavra, cada capítulo. Mostra uma mulher forte, inteligente, mãe, esposa, profissional de excelência e os bastidores por trás da política. Apresenta a garra de uma mulher para manter a família intacta, mesmo em meio às maiores turbulências. Mostra também humanidade, imperfeições (e quem não tem?) e muita superação de uma mulher rotulada por sua aparência física e origem social. Um exemplo de mulher que superou todas as expectativas que lhe impunham para ir além, muito além. O tipo de livro que você não consegue largar!


A arte da Felicidade: um Manual para a Vida (Dalai Lama e Howard C. Cutler)“A Arte da Felicidade”, é uma leitura muito leve, porém transformadora, sendo muito mais uma conversa fascinante entre o Dalai Lama e o psiquiatra Howard C. Cutler. Tendo o lido pela primeira vez em 2001, não é exagero dizer que este livro foi determinante para a visão de mundo que tenho hoje. Para muito além das religiões, o livro ajuda a lidar com as dificuldades comuns a todos nós, tendo como pano de fundo uma base científica muito bem fundamentada. Mais do que uma busca egóica de felicidade individual a todo custo, o tom da conversa é a de que a busca da felicidade vai muito além de oferecer benefícios apenas ao indivíduo, mas também impacta positivamente a família dele e à sociedade como um todo. Para refletir, aquecer o coração e despertar nossa sabedoria (aquela mesma que já existe em cada um de nós). Sem dúvidas, este faz parte da minha lista dos top 5 (top 3 talvez?) de livros inesquecíveis! Por ser mais antigo, este livro é difícil de encontrar, mas você o encontrará no link clicando no título. 😉



Felicidade Autêntica - Use a Psicologia Positiva para alcançar todo seu potencial (Martin E. P. Seligman) - Neste best-seller, Martin Seligman, considerado um dos grandes nomes mundiais da Psicologia Positiva, nos mostra como esta disciplina do conhecimento busca ir muito além de reparar o que está errado em nós, mas foca em identificar e nutrir o que existe de melhor nas pessoas, entre elas as suas Forças Pessoais, que são como os nossos "super-poderes". Pessoalmente, depois que fiz um curso de Psicologia Positiva e pude identificar minhas Forças Pessoais, minha vida pessoal e profissional melhoraram de uma forma que eu nunca sequer imaginei ser possível. O livro não mostrará quais são as suas Forças exatamente, mas o guiará no entendimento dos principais conceitos e o deixará completamente apaixonado pelo tema. Recomendo! Para aprofundar seus conhecimentos à respeito da Psicologia Positiva acesse meu curso online "Psicologia Positiva 1.0 e 2.0 - Da Teoria à Prática".



Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Marshall B. Rosenberg) - Nestes tempos de confinamento manter os nossos relacionamentos saudáveis, especialmente com quem está conosco no dia-a-dia, pode ser um grande desafio. Pensando nisso, recorrer a técnicas de Comunicação Não-Violenta faz toda a diferença. Resolver conflitos pacificamente é um santo remédio para o nosso bem-estar mental. Marshall Rosenberg mostra o caminho com técnicas extremamente eficazes para ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e também expressar o que realmente queremos dizer e, de quebra, criar relacionamentos com respeito mútuo, compaixão e colaboração. Super recomendo a leitura.



O jeito Harvard de ser Feliz (Shawn Achor) - Você acha que precisa se empenhar bastante para ter sucesso e então será feliz? Diversas pesquisas de Psicologia Positiva e Neurociência, no entanto, demonstram exatamente o oposto: seja feliz e então obtenha sucesso. Subverter esta ordem muda tudo! Perder peso, conquistar aquela promoção, ter aquele parceiro ideal ao seu lado, em qualquer área é a felicidade que impulsiona o sucesso e não o contrário. Este livro de Shaw Achor é leve, gostoso de ler e aponta diversas dicas práticas para ser feliz hoje e ter sucesso amanhã. "Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores". Gostei demais dele!




Inteligência Emocional - A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser Inteligente - Pare para pensar nas pessoas que você conhece e considera serem bem-sucedidas. Você as consideraria pessoas com uma inteligência racional acima da média? Bom, não sei você, mas conheci ao longo da vida várias pessoas com QI elevado, que chamaríamos de “crânio” da turma, mas que infelizmente não se tornaram pessoas que podem ser consideradas felizes ou bem-sucedidas. Por outro lado, conheço diversas outras que tem um jeito de se relacionar consigo e com os outros, ou, em outras palavras, tem Inteligência Emocional, que se destacaram em suas áreas e são muito felizes. Diversos estudos realmente mostram que pessoas bem-sucedidas em geral são aquelas com Inteligência Emocional elevada e não QI elevado. Além disso, o Quociente Emocional (ou QE), diferentemente do Quociente de Inteligência (QI), você pode aprender e melhorar sempre. Caso você queira aprofundar seu conhecimento em Inteligência Emocional, recomendo que comece por este livro do Daniel Goleman. Agora, para saber como usar estes conceitos, recomendo que faça o meu curso disponível pelo aplicativo Insight Timer chamado “Inteligência Emocional na prática” por um valor bem mais baixo do que você imagina ;). Lá falo em detalhes sobre este tema e ainda mostro diversas formas efetivas de turbinar o seu QE.


Carpe Diem: Resgatando a arte de aproveitar a vida (Roman Krznaric) - Neste livro do autor Roman Krznaric, que sou fã, ele mostra como o conceito original Carpe Diem foi sequestrado por 4 criminosos: "simplesmente assista", "simplesmente compre", "simplesmente planeje" e "simplesmente respire". Uma crítica necessária e muito aprofundada que resgata o significado original do Carpe Diem e mostra diversas formas de aproveitar o dia: aproveitando as oportunidades, a espontaneidade, o hedonismo, a presença e até a política. Além disso, conta com uma crítica muito interessante sobre o Mindfulness. Eu que também sou instrutora de Mindfulness e amo conhecer novas visões e pontos de vista, tenho que dizer que muita coisa que ele fala faz total sentido. Fica a dica de leitura leve, muito prazerosa e que instiga refletirmos se a estratégia que temos hoje para a nossa vida é mesmo a ideal. Imperdível!



Pílulas do Bem-estar (Daniel Martins de Barros) - Se você tem interesse em desenvolver novos hábitos positivos, recomendo demais o "Pílulas do Bem-Estar" do Daniel Martins de Barros, psiquiatra e professor. Esse é o livro para quem, assim como eu, gosta de dicas práticas para o nosso dia-a-dia embasadas pela ciência para o desenvolvimento de bons hábitos. Com um texto leve e bem-humorado, por meio de 84 dicas, o autor estimula o desenvolvimento de atitudes mentais e comportamentos positivos que nos ajudam em 7 diferentes áreas: emagrecimento, dormir melhor, turbinar a inteligência, ser mais feliz, ser mais calmo, ter relacionamentos melhores e viver mais e melhor.




Como encontrar o Trabalho da sua Vida (Roman Krznaric) - Tenho me deparado com várias pessoas com essa questão: não estão satisfeitas com o trabalho atual, mas ainda não sabem exatamente qual seria sua verdadeira paixão. Para elas, mas também para você que está sim satisfeito com o seu trabalho, recomendo demais essa outra obra sensacional do incrível Roman Krznaric. Quem me recomendou foi o maridão, mas como estava muito satisfeita com o meu trabalho da época, posterguei a leitura. Me arrependi de não ter começado antes. De maneira muito prática o livro mostra de uma forma inovadora como realizar o desejo de ter um trabalho gratificante ajudando a seguir nesse labirinto de infinitas opções, superar o medo da mudança e encontrar uma vocação que nos fará prosperar. Maravilhoso!!



Como mudar o mundo (John-Paul Flintoff) - Pensa em um título bem pretensioso? Dizem para não julgar um livro pela capa, nesse caso eu diria que nem pelo título. Esse é mais um livro excelente produzido pela The School of Life. Escrito por John-Paul Flintoff, trata de maneira muito pé no chão e prática (do jeito que eu gosto) sobre como superar a inércia e partir para a ação para um mundo melhor. Mostra também como identificar sua vocação para realizar essa mudança além de ser uma inspiração contundente para que dê o primeiro passo. Afinal, a sociedade sempre se transformou por conta da ação dos incomodados que sabiam que desenhar um outro mundo está nas nossas mãos. O super herói não vai vir, nós somos os heróis.


Toda semana tem indicação de livro novo. ;) Até a próxima!

bottom of page