top of page

10 livros para turbinar a Inteligência Emocional das crianças

Atualizado: 11 de mar. de 2021


10 livros para turbinar a Inteligência Emocional dos pequenos


Neste período de isolamento social as crianças menores também sofrem, passando por diversas emoções muitas vezes pouco familiares como a frustração, o medo, a angústia e a raiva. Mas como promover a Inteligência Emocional dos pequenos para que lidem melhor com as dificuldades do dia-a-dia?


Por trabalhar com comportamento e desenvolvimento humano, percebo que é perfeitamente natural os adultos sentirem esta dificuldade, já que nós também não fomos ensinados a como lidar com esta avalanche de sentimentos.


Para ajudar neste cenário, uma solução eficiente é usar os livros infantis para ajudar as crianças a serem mais inteligentes emocionalmente e lidarem com maior tranquilidade com estes desafios.De quebra, ainda nós adultos aprendemos com estas lindas histórias que tocam e promovem a reflexão.


Dentre os melhores livros que abordam a temática para crianças até 5 anos de idade indico fortemente os top 10 a seguir. Para facilitar a sua busca, clicando no título você encontrará mais detalhes sobre cada uma destas extraordinárias histórias.


1) O Monstro das Cores (Anna Llennas) – Além de ajudar muito a entender algumas das nossas emoções básicas (alegria, tristeza, raiva medo e calma), este livro possui uma arte gráfica excepcional! Nesta história o Monstro das Cores faz uma grande bagunça com as suas emoções e precisa de ajuda para organizá-las adequadamente. Ideal para a criança entender o que são cada um destes sentimentos e em que momentos eles aparecem.

2) Vazio (Anna Llennas) – Neste outro livro da autora (verdade, sou fã!), ela aborda outro sentimento muito importante nas nossas vidas o “vazio”. Mais do que isso, mostra como podemos conviver tranquilamente com este sentimento e tirar um proveito muito positivo dele ao superamos nossas perdas e darmos um novo sentido a elas. Mensagem crucial para adultos e crianças. Ah! E neste livro a arte gráfica continua fenomenal.

3) Tenho Monstros na Barriga (Tonia Casarin) – Livro de uma autora brasileira que explica em detalhes em uma linguagem acessível o que são a alegria, a tristeza, a raiva, o medo, a coragem, a curiosidade, o orgulho e o ciúme. Além disso, também propõe algumas perguntas e exercícios para a criança refletir mais sobre os seus próprios sentimentos.

4) Tenho mais Monstros na Barriga (Tonia Casarin) – Depois do tremendo sucesso do primeiro livro (não é à toa), este segundo aborda outros sentimentos relevantes como o amor, a solidão, a inveja, a vergonha, a saudade, a ansiedade, a culpa e a frustração. Como no primeiro livro, este também inclui exercícios para fortalecer a inteligência emocional da garotada. Maravilhoso!


5) Pedro vira porco-espinho (Janaina Tokitaka) – Este livro bem-humorado trata da história de Pedro que vira porco-espinho sempre que sente raiva ou frustração. Mostra também alguns segredos que fazem com que ele volte a ser o Pedro. Leve e delicado.

6) O Homem que amava caixas (Stephen Michael King) – Este maravilhoso e sensível livro trata sobre o Amor, e como podemos expressá-lo de diferentes formas. Conta a história de um pai que sente dificuldade em verbalizar o seu amor pelo filho, mas que o expressa por meio das suas ações. Apaixonante!


7) Manu e Mila (André Neves) – Maravilhoso livro que trata da amizade entre Manu e Mila e a busca dos dois pela Alegria. Será que ela está escondida nas coisas pequenas ou nas coisas grandes? O livro aos poucos revela uma mensagem tocante tanto para adultos quanto para as crianças.

8) Apesar de Tudo (Dipacho) – Um sentimento pouco abordado, mas tão necessário em nossa vida é a persistência. É disso que este livro trata, mas vai além: aborda a amizade, a coragem, a perseverança, a paciência e a importância de lutar pelo que amamos. Como pano de fundo ainda aborda de maneira sutil a problemática causada pelas mudanças climáticas. Inovador e extremamente alinhado com os nossos tempos.

9) Se eu abrir esta porta agora (Alexandre Rampazo) – Apesar de ter um formato bem diferente e mais criativo que os livros tradicionais, mesmo assim este é um dos livros mais em conta desta lista graças ao patrocínio do Sesi-SP. Esta instigante história aborda o medo, a descoberta e as diferenças. Valendo-se da curiosidade infantil (e adulta), a história instiga o leitor a descobrir o que está por trás de cada porta e a trabalhar os seus medos. Minha filha ama. Realmente é imperdível!

10) Mirtilo não quer dormir (Sara Agostini e Marta Tonin) – Como o título explicita, este livro conta a história de Mirtilo, um gatinho que inventa mil desculpas para não dormir e que tem medo do escuro. Será que o seu quarto tem monstros? Papai e mamãe o ajudarão nesta descoberta. Insônia e dificuldade para dormir não são problemas exclusivos de adultos. De forma leve este livro tranquiliza as crianças e trata de maneira doce o momento do descanso.

BÔNUS: Amoras (Emicida) – Livro sensacional do rapper Emicida que trata da importância de reconhecermos nossa identidade e sentirmos orgulho de quem nós somos. De uma sensibilidade ímpar, seu texto reverbera a intenção de cultivar um mundo mais empático e melhor para todos. Extraordinário.

Gerenciar nossas emoções é um trabalho para a vida inteira, mas o importante é dar-se conta de que todas elas são importantes e essenciais para o nosso bem-estar. Mais do que ter QI (Quociente de Inteligência), estudos comprovam que o que faz real diferença para uma pessoa ser bem-sucedida é a sua Inteligência Emocional, ou seja, a sua capacidade de lidar com as frustrações, com as suas emoções e de se relacionar com os outros.


Por isso esse tema é tão importante para o desenvolvimento tanto das crianças quanto nos adultos. O bom é que, diferentemente do QI, a QE (Inteligência Emocional) pode ser desenvolvida em qualquer momento da nossa vida. Espero tê-lo ajudado com estas singelas dicas. Caso tenha interesse em aprofundar mais seus conhecimentos sobre o tema, convido você a participar do meu curso online para adultos “Inteligência Emocional na Prática”.

Um grande abraço e até a próxima!

bottom of page